Dorgival Viana Jr

Dorgival Viana Jr

Procurador Federal em PGF
ex-Procurador Municipal de Campo Alegre, ex-Oficial do Ministério Público do Estado de Alagoas, ex-Auditor do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol de Alagoas, ex-membro da Comissão de Ética na Administração Pública da OAB/AL, ex-estagiário do Ministério Público Federal.
Dorgival Viana Jr



Nosso site sempre teve o objetivo de conversar sobre o Novo CPC Brasileiro e Direito Processual Civil em geral, mas sempre acabo recebendo muitas perguntas de estudantes que estão planejando o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

As dúvidas são muitas, como as seguintes:

  • O que é TCC?
  • Como fazer uma boa conclusão?
  • Estrutura do TCC
  • Dicas gerais sobre como fazer TCC

Sempre que possível, tento responder uma a uma, mas acho que fazer esse post mais abrangente é uma forma de ajudar a uma quantidade maior de pessoas.

Além deste post, recomendo que conheçam o curso TCC Sem Drama e aprenda o passo-a-passo para terminar o TCC sem sofrimento. Além do curso, também há diversos bônus como modelos para acelerar sua monografia e até um professor dedicado a tirar suas dúvidas online.

Clique aqui para acessar a página do TCC sem Drama e ver como você pode fazer seu trabalho muito mais rapidamente.

O que é TCC?

A sigla TCC significa Trabalho de Conclusão de Curso, ou seja, uma exigência acadêmica para que o estudante possa obter um grau acadêmico.

É importante verificar com a instituição específica que tipo de trabalho ela exige, pois diferentes faculdades/universidades podem demandar um ou outro tipo de trabalho de conclusão de curso.

Na graduação, normalmente é exigido para conclusão de curso uma dissertação do tipo monográfica ou podemos dizer simplesmente monografia, mas como já mencionado algumas instituições podem exigir algo diferente, como um artigo científico, um estudo de caso, um projeto etc. Sempre verifique com sua instituição, o que ela exige como TCC, você tem que saber o que é exigido na sua faculdade específica.

A monografia é um texto sobre um tema específico, o prefixo “mono” vem do grego “monos” que significa único/única com referência ao tema único, ainda que não seja inovador.

Na graduação serve para iniciar o estudante no método científico, bem como consolidar ou ampliar os conhecimentos teóricos acumulados.

Estrutura do TCC

Todo trabalho de conclusão de curso deve ter alguns elementos básicos que levam o leitor do início ao fim da monografia de forma harmônica, passando por início, meio e fim.

O TCC é dividido entre elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

Elementos pré-textuais são aqueles que antecedem o texto propriamente dito e servem para identificar o tema e o autor, bem como para demonstrar a intenção do monografista e a estrutura do trabalho.

Elementos textuais é o assunto tratado do início ao fim, ou seja, introdução, desenvolvimento e conclusão.

Elementos pós-textuais indicam as referências utilizadas pelo estudante e ajudam o leitor a identificar a fonte das informações e outros pontos importantes.

Vamos elencar abaixo uma lista de cada grupo de elementos:

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS


Capa – Obrigatório
: Deve identificar o autor (no alto), o tema do trabalho (no centro) e a cidade e ano de apresentação (embaixo);
Folha de rosto – Obrigatório: Deve constar o nome do autor, o título, natureza do trabalho e objetivo da apresentação (exemplo: Monografia apresentada à Universidade X como requisito para a obtenção do grau de bacharel no curso de Direito), nome do orientador e, no canto inferior, cidade e ano de apresentação.
Folha de aprovação – Obrigatório: Uma lauda, destinada a ser um espaço para que os componentes da banca (avaliadores) e o professor orientador emitam seu conceito/avaliação no trabalho apresentado.
Dedicatória – Opcional: Nesta página – que pode ou não estar no trabalho – o estudante pode prestar uma homenagem ou dedicar o trabalho para uma pessoa de especial importância na sua vida pessoal ou profissional. Exemplo: “Agradeço especialmente a minha esposa/família que, com amor e confiança, soube me apoiar no desenvolvimento deste desafiante trabalho monográfico.
Agradecimentos – Opcional: É um espaço reservado para que o acadêmico agradeça a pessoas ou instituições que colaboraram na confecção do trabalho. Pode-se agradecer à faculdade, ao professor orientador, aos pais, a Deus etc.
Epígrafe – Opcional: Trata-se de uma citação ou pensamento de outro autor que, de preferência, tenha relação com o tema. Pela ABNT, o ideal é que a citação fique no final da folha, fique entre aspas, com fonte tamanho 12 e alinhamento justificado.
Resumo – Obrigatório: O resumo é uma pequena apresentação do seu TCC, devendo discorrer brevemente sobre o tema, problema, objetivo geral, método e conclusão. Resumo deve ser completo, porém breve.
Sumário – Obrigatório: O Sumário deve apresentar as divisões do trabalho, como capítulos e seções de capítulo, indicando a página em que cada uma se inicia
Listas opcionais (ilustrações, abreviaturas e notações): Rol de elementos ilustrativos ou explicativos. Listas de ilustrações: relação de tabelas, gráficos, fórmulas, lâminas, figuras (desenhos, gravuras, mapas, fotografias), devem estar na mesma ordem em que são citadas no TCC, com indicação da página onde estão localizadas.

ELEMENTOS TEXTUAIS


Introdução – Obrigatório
: A introdução serve para apresentar o seu trabalho, deve ser concisa, mas deve indicar alguns pormenores que serão tratados no TCC, é importante delimitar o que é o trabalho e para que fins serve a pesquisa. Na introdução, você poderá informar o tema devidamente delimitado (se seu tema é, por exemplo, o cumprimento da lei de acesso a informação por órgãos públicos federais em Belo Horizonte, você deve expor todos os elementos do seu tema, deixando-o claro já na introdução). É essencial, ainda, apresentar hipóteses (caso tenha), objetivos e método, sendo recomendável apontar também a intenção de cada capítulo e a relevância do trabalho.
Desenvolvimento – Obrigatório: O desenvolvimento é a parte mais importante do seu trabalho, na minha opinião. É a oportunidade que o aluno tem de realmente progredir no estudo do conteúdo, pois no desenvolvimento é que você escreverá o conteúdo dos capítulos.
Conclusão ou Considerações finais – Obrigatório: A conclusão é muito importante, porém não são poucas as vezes que é feita de forma desleixada (porque o estudante só quer entregar o trabalho depois de tanta dedicação). Na conclusão você deve, como o nome já diz, dar a direção final do seu TCC, por isso sempre analise os seguintes pontos e adapte na sua conclusão: (a) Qual a contribuição para o meio acadêmico?; (b) Quais foram os resultados obtidos?; (c) Os objetivos do projeto de pesquisa foram alcançados? Faça a correlação entre objetivos e resultados; (d) Correlacionar eventuais recursos utilizados (exemplo: questionário, entrevista, equipamento etc); (e) Se é possível, no futuro, avançar no estudo do tema, ressaltando que isso não foi feito pela falta de tempo ou mesmo em virtude da delimitação do tema; (f) Conclusão final: No último parágrafo, é sempre bom apontar qual a contribuição do seu TCC para resolução do problema tratado nele.

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS


Referências bibliográficas – Obrigatório
: É o único elemento pós-textual obrigatório. Aqui você deve listar em ordem alfabética todas as obras que foram consultadas para construção do trabalho, ainda que não haja citação direta ou indireta a ela no TCC.
Apêndices ou Anexos – Opcionais: Aqui você vai listar, caso queira, documentos complementares ou que comprovam o que dito no texto. Por exemplo, você pode listar como anexo os dados das entrevistas caso as tenha feito. Pode trazer, ainda, informações que esclareçam os dados, como tabelas ou outras informações que quebrariam a sequência lógica de exposição do texto caso fossem colocadas nos elementos textuais. Deve-se indicar os anexos por meio de uma lista, como ANEXO I, ANEXO II etc.
Glossário – Opcional: Apresenta termos incomuns utilizados no trabalho. É diferente da lista de abreviaturas que, caso seja colocado no trabalho (é opcional), deve vir antes da introdução.

Recomendação

Além deste post, recomendo que conheçam o curso TCC Sem Drama e aprenda o passo-a-passo para terminar o TCC sem sofrimento. Além do curso, também há diversos bônus como modelos para acelerar sua monografia e até um professor dedicado a tirar suas dúvidas online.

Clique aqui para acessar a página do TCC sem Drama e ver como você pode fazer seu trabalho muito mais rapidamente.


Dorgival Viana Jr
Dorgival Viana Jr

ex-Procurador Municipal de Campo Alegre, ex-Oficial do Ministério Público do Estado de Alagoas, ex-Auditor do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol de Alagoas, ex-membro da Comissão de Ética na Administração Pública da OAB/AL, ex-estagiário do Ministério Público Federal.

Comentários

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.